quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Tecnologias e suas relações com a produção do conhecimento

Tecnologias e suas relações com a produção do conhecimento

Silvia Maria dos Santos Assis Silva[1]

Falar sobre tecnologias, de imediato nosso pensamento se reporta para os exemplos mais atuais de eletroeletrônicos como computadores (notebooks, netbooks, ultrabooks), celulares (smartphones, iphones), tablets e suas mais novas versões, talvez por serem os modelos que mais têm sofrido atualizações em seus softwares nos últimos cinco anos. Entretanto, todo processo tecnológico permeia a história da humanidade desde os seus primórdios, como a invenção da roda, da escrita, máquinas agrícolas, máquina a vapor....revolução industrial evoluindo para revolução tecnológica  trazendo contribuições significativas e tendo alcançado patamares inimagináveis, servindo não só ao capital, mas também ao estreitamento das relações humanas e alterando profundamente o sentido das distâncias.

Criadas pelo homem com o objetivo de facilitar a realização de tarefas, trazer conforto e qualidade de vida, muitas vezes têm sido utilizadas de forma negativa servindo para atos terroristas e ameaças à humanidade, as tecnologias encontram-se de tal forma incorporadas ao cotidiano das pessoas, que praticamente seria impossível sobreviver sem elas na atualidade.

SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E CIBERCULTURA

O advento da sociedade do conhecimento, a partir das últimas décadas do século XX, exige a superação da reprodução para a produção do conhecimento, e nesse processo a tecnologia torna-se um instrumento a serviço do bem estar da humanidade.

Nesse contexto, o surgimento das TIC's - Tecnologias de Informação e Comunicação e sua incorporação ao campo educacional, tem favorecido um novo espaço de sociabilidade, de organização, de informação e produção de conhecimentos. Exigência da cibercultura, o uso da internet e do computador no processo educacional, definem essa nova ambiência informacional e dão o tom da nova lógica comunicacional.

Na cibercultura ocorre a transição da lógica da distribuição (transmissão) para a lógica da comunicação (interatividade), e a figura do emissor ativo converte-se num formulador de problemas, um facilitador, um mediador pedagógico que possibilita o diálogo, a colaboração, a interação e conseqüentemente a produção do conhecimento. Contudo, a utilização das TIC's na educação, por si só não proporcionam novas formas de construção do pensamento e da aprendizagem. A produção do conhecimento e da aprendizagem só ocorrem, se e somente se, os sujeitos de um determinado contexto cultural têm a intenção de fazê-lo e reconhecem que o fazem.

A interação entre os sujeitos é o eixo central e de uso positivo das TIC's na educação. A interatividade, modalidade comunicacional que ganha centralidade na cibercultura, não garante uma interação significativa nem novas formas de construção do conhecimento e estilos de aprendizagem. O que de fato fará a diferença é o uso desse potencial tecnológico para a circulação e produção de conhecimentos significativos para os alunos.

Referências bibliográficas:
KAMPFF, A.J.C. Tecnologias. Material disponibilizado no acervo do IESDE BRASIL S.A. Disponivel em www.iesde.com.br. Acesso em 30/07/2014.
LEMOS, A. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002
MIRANDA,C.E.A. Novas tecnologias e conhecimento: um desafio intersubjetivo. São Paulo,2011. Disponível em  http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br. Acesso em 30/07/2014.
SILVA, M. Sala de aula interativa. RJ. Quartet, 2003



[1] Silvia Maria dos Santos Assis Silva - Especialista em Administração de Recursos Humanos; Especialista em Gestão Pública com Ênfase em Gestão de Projetos, pós graduanda em Educação a Distância, profissional da área de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, (silviamaria.assis@gmail.com)



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