segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Do Treinamento à Educação Corporativa




Do Treinamento à Educação Corporativa – parte I

Silvia Maria dos Santos Assis Silva[1]

Historicamente as grandes organizações mundiais, sejam elas públicas ou privadas, têm  utilizado processos gerenciais relativos a capacitação e desenvolvimento de pessoas, visando a preparação e profissionalização dos seus colaboradores, em face da educação formal que não apresentava soluções para que estas alcançassem seus resultados.

Nesse contexto, os treinamentos oferecidos tiveram um papel relevante nesse processo, porém, numa perspectiva contemporânea se tornaram ineficientes por não propiciarem a visão do todo.

Assim, esta produção textual objetiva estabelecer a importância do treinamento para o desenvolvimento das pessoas dentro das suas organizações e oferecidos pelas áreas de RH – Recursos Humanos, sua evolução até a implantação da Educação Corporativa e, conseqüentemente, a implantação das Universidades Corporativas.

Para que se entenda o surgimento das Universidades Corporativas, faz-se necessário um resgate histórico sobre a evolução do processo de capacitação e desenvolvimento de pessoas dentro das organizações.

Às áreas de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) cabiam apenas a “entrega de cursos pontuais ao público interno, cujo objetivo principal era desenvolver habilidades específicas, enfatizando necessidades individuais e sempre dentro do escopo tático-operacional” (Eboli, 2004), ou seja, a ênfase era para o desempenho do empregado/colaborador nas atividades operacionais.

Por muitos anos o uso dos treinamentos foi conseqüência da necessidade de profissionalização interna e da pouca competitividade empresarial, principalmente por ser a única metodologia que as corporações dispunham em face da educação formal. Exerceram um papel relevante em termos de desenvolvimento e foram essenciais dentro de cada realidade organizacional. 

Novas demandas foram surgindo sendo necessárias que as organizações revissem seus modelos e suas práticas de capacitação. Mudanças foram acontecendo no âmbito da capacitação e o “foco treinamento foi evoluindo para um modelo de desenvolvimento de competências” (Carbone et al, 2005).

O processo de capacitação e desenvolvimento transformou-se e evoluiu, adequando-se aos novos contextos organizacionais, passando a assumir um papel educacional mais abrangente que o mero alcance de resultados imediatos. Surge então a proposta de Educação Corporativa quebrando paradigmas tradicionais e trazendo para si a responsabilidade do aprendizado contínuo dos seus empregados/colaboradores.




[1] Silvia Assis (silviamaria.assis@gmail.com) - Especialista em Administração de Recursos Humanos; Especialista em Gestão Pública com Ênfase em Planejamento de Projetos, pós graduanda em Educação a Distância, atuando na área de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas há mais de 15 anos.




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