sábado, 17 de setembro de 2016

Tecnologias e processo de ensino aprendizagem

A questão das inteligências múltiplas (linguística, lógico-matemática, corporal-cinestésica, espacial, musical, intrapessoal e interpessoal), características de todos os indivíduos, e suas implicações educacionais em relação ao processo de ensino -aprendizagem, há muito tem sido objeto de estudo da psicologia.
Todos os indivíduos possuem em sua bagagem genética certas habilidades básicas em todas as inteligências, e o desenvolvimento delas será determinado tanto por fatores genéticos quanto pelas condições ambientais e culturais.
Howard Gardner, psicólogo construtivista desenvolvedor da Teoria das Inteligências Múltiplas, explica que estas, são conjuntos de capacidades, inteligências que todos têm, porém no decorrer da vida desenvolvem com maior sucesso uma ou outra, e mais umas do que outras.

Nesta perspectiva é desafiador o papel dos educadores, devendo considerá-las nos espaços de aprendizagem, promovendo formas distintas de trabalho, respeitando as diversas formas de desenvolvimento intelectual. Os indivíduos têm perfis cognitivos diferentes uns dos outros, defende Gardner, e as escolas (espaços de aprendizagem) devem, ao invés de oferecer uma educação padronizada, seria ideal que cada indivíduo recebesse a educação que favorecesse o seu potencial individual.
Até a próxima!
Silvia Assis

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