EAD no ambiente corporativo
Grandes organizações mundiais, sejam elas públicas ou
privadas, têm utilizado processos gerenciais relativos à capacitação e
desenvolvimento de pessoas visando a preparação e profissionalização dos seus
colaboradores, e nesse contexto, os treinamentos tiveram um papel relevante. Porém
numa perspectiva contemporânea tornaram - se ineficientes por não propiciarem a
visão do todo.
O processo de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) de
pessoas nas organizações passou por grandes transformações evoluindo para o
modelo de educação corporativa, assumindo um papel educacional abrangente,
quebrando paradigmas tradicionais de formação técnica e trazendo para si a
responsabilidade do aprendizado contínuo dos seus colaboradores.
Em resposta a essa realidade e com o advento da Sociedade
do Conhecimento[1]a
partir das últimas décadas do século XX associada ao surgimento das Tecnologias
de Informação e Comunicação (TIC) e da internet, as organizações precisaram se
modernizar.
Nessa perspectiva, a introdução de cursos a distância, on line por meio dos ambientes virtuais de aprendizagem, surge
como mais uma alternativa de disseminação do conhecimento organizacional, oportunizando novas práticas educacionais
(autonomia, comunicação bidirecional, interatividade, dialogicidade,
compartilhamento, construção colaborativa do conhecimento, entre outros) características dessa modalidade, e
contribuindo para o aprimoramento profissional que vai além dos limites de uma
sala de aula convencional.
[1]Sociedade
do Conhecimento: Tem
por característica central a importância dada ao aprender a aprender e à
formação para a aprendizagem continuada. O saber é visto como um pilar
fundamental para o desenvolvimento. (MATTAR, J. 2011).
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