Buscando conhecer um pouco mais sobre
as Teorias da Aprendizagem, observo que todas elas, apesar de em algumas vezes
divergentes, têm a sua importância e trouxeram grandes contribuições para a
Pedagogia e para a Educação seja ela em sua forma tradicional ou a distância. Todas
elas consideram os indivíduos como agentes ativos na construção de seu
conhecimento e objetivam explicar como se processa o aprendizado nos
indivíduos, assim como oferecem elementos que o educador deve observar para
facilitar e otimizar cada vez mais o aprendizado dos seus alunos.
Mudanças significativas ocorreram nas
instituições educacionais na última década com a introdução das Tecnologias de
Informação e Comunicação – TIC, provocando mudanças nos papeis de professores e
alunos.
“O professor é mediador e o aluno é
ativo na construção do seu conhecimento” (Litto, 2009).
Numa perspectiva andragógica (educação centrada no aprendiz na sua fase adulta ) e trazendo
para o campo da EaD onde o público alvo de forma geral é formado por adultos,
pois requer uma certa maturidade, independência para gerir o tempo e autonomia
para construção do seu aprendizado, creio que dentre as diversas teorias, as
correntes que predominam nessa modalidade educacional, são aquelas com
base no construtivismo e interacionismo, pois dão um maior suporte aos
ambientes de aprendizagem colaborativa, apesar de as teorias behavioristas
também encontrarem campo fértil em programas de EAD, como afirmam alguns
autores como Hilgard (2007), Maia e Mattar (2008) que consideram as escolas
behaviorista e cognitivista como as que marcam o universo atual da EAD.
Referências:
Hilgard, E. Teorias da aprendizagem.
Editora São Paulo. Brasilia, 2007
Litto, F. Formiga, M. Educação a
distância: o estado da arte. São Paulo, 2009
Maia, C. Mattar, J. ABC da EaD. 3 ed.
São Paulo: Pearson Prentice, 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário