segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Aprendizagem na EAD e proposta pedagógica


Buscando conhecer um pouco mais sobre as Teorias da Aprendizagem, observo que todas elas, apesar de em algumas vezes divergentes, têm a sua importância e trouxeram grandes contribuições para a Pedagogia e para a Educação seja ela em sua forma tradicional ou a distância. Todas elas consideram os indivíduos como agentes ativos na construção de seu conhecimento e objetivam explicar como se processa o aprendizado nos indivíduos, assim como oferecem elementos que o educador deve observar para facilitar e otimizar cada vez mais o aprendizado dos seus alunos.

Mudanças significativas ocorreram nas instituições educacionais na última década com a introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, provocando mudanças nos papeis de professores e alunos.

“O professor é mediador e o aluno é ativo na construção do seu conhecimento” (Litto, 2009).

Numa perspectiva andragógica (educação centrada no aprendiz na sua fase adulta ) e trazendo para o campo da EaD onde o público alvo de forma geral é formado por adultos, pois requer uma certa maturidade, independência para gerir o tempo e autonomia para construção do seu aprendizado, creio que dentre as diversas teorias, as correntes que predominam nessa modalidade educacional,  são aquelas com base no construtivismo e interacionismo, pois dão um maior suporte aos ambientes de aprendizagem colaborativa,  apesar de as teorias behavioristas também encontrarem campo fértil em programas de EAD, como afirmam alguns autores como Hilgard (2007), Maia e Mattar (2008) que consideram as escolas behaviorista e cognitivista como as que marcam o universo atual da EAD.

Referências:
Hilgard, E. Teorias da aprendizagem. Editora São Paulo. Brasilia, 2007

Litto, F. Formiga, M. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo, 2009


Maia, C. Mattar, J. ABC da EaD. 3 ed. São Paulo: Pearson Prentice, 2008

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